Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi criado com o intuito urgente de ser ferramenta para o fortalecimento e a mobilização dos alunos e profissionais da sociologia e filosofia do Estado de Sergipe (licenciados ou bacharéis) preocupados com a Sociologia e a Filosofia no ensino médio e que anseiam pelo cumpirmento devido da lei nº 11.684/2008. Contato: sociologosefilosofos@hotmail.com.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PLANO DE MOBILIZAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO

SOCIÓLOGOS E FILÓSOFOS UNIDOS! é uma mobilização de graduandos e graduados em Ciências Sociais e Filosofia.

ENCONTROS: Universidade Federal de Sergipe, (
ver local, data e horário no link Reuniões).

OBJETIVO

Formar comissões para coletar subsídios e exigir do Estado o cumprimento da Lei nº 11.684, abrindo concursos públicos para o ensino de Sociologia e Filosofia nas escolas.

CONTEÚDO

1. Instâncias: Jurídica e Política
2. Comissões
2.1. Comissões internas: levantar dados na UFS e outras IES;
2.2. Comissões externas: levantar dados no Estado;
2.2.1. Comissões externas na capital;
2.2.2. Comissões externas nos municípios.
3. Abertura de Processo.

METODOLOGIA

Iniciaremos as atividades nas instâncias jurídicas e políticas, procurando os meios para conseguirmos abrir o Processo que solicitará as aberturas de concursos públicos para Ciências Sociais e Filosofia. Para tanto, far-se-á com extrema importância, a obtenção de subsídios que firmem a solicitação. Neste sentido, ser-se-ão criadas comissões internas e externas: as comissões internas veicularão nas Instituições de Ensino Superior do Estado, que tenham os cursos de Ciências Sociais e Filosofia; as comissões externas pertencerão a duas categorias: as comissões externas na capital e as comissões externas nos municípios; sendo que todas irão levantar os dados nas escolas conforme os formulários pré-estabelecidos.
Serão mantidas reuniões para formar as comissões ou para divulgar os andamentos das atividades; podendo, ainda, os dados serem acompanhados on-line pelo endereço www.sociologosefilosofos.blogspot.com. Nas reuniões de formações das comissões, cadastraremos os interessados em fazer os levantamentos, adequando-os às suas respectivas localidades. Aqueles que, por algum motivo não puderem ir às reuniões, poderão se pronunciar ou solicitar suas inscrições em algumas das comissões através do e-mail: sociologosefilosofos@hotmail.com. Por motivo de urgência, haverá uma data estipulada para a entrega das pesquisas, uma vez que estas forçarão as instâncias no Processo. Deste modo, a solicitação de abertura de concursos públicos para contratação de sociólogos e filósofos chegará aos Órgãos competentes com subsídios que comprovam nossa causa.


Avaliação:
Como precisamos obter êxito, as comissões serão orientadas e avaliadas, observando-se a execução das pesquisas e o compromisso das datas estipuladas para a entrega das mesmas.

Recursos humanos:
graduandos ou graduados em Ciências Sociais ou Filosofia (para trabalhar como pesquisador nas comissões).
Recursos materiais: Internet, formulários (ficaram na Internet), caneta (do próprio pesquisador).


REFERÊNCIA

LEI nº 11.684, de 2 de junho de 2008.

Um comentário:

  1. Senhores:
    venho me somar a está causa, pois além de ser formado em filosofia, fiz o último e único Concurso público no Estado de Sergipe desde o seu surgimento, em 1955. Foram 30 vagas para contemplar o Estado todo, não obstante o número de vagas só chamaram 11. veja que se trata de um curso antigo, contudo menos assistido como vocês colegas da Sociologia. Em 2000 a 2001 foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Filosofia o CAFIL, O Discente, na ocasião, Salomão Santana, este preocupado com a realidade que na época já era desrespeitosa, o descaso com os profissionais de Filosofia e Sociologia na rede pública de Sergipe, montaram uma equipe, que em reunião com o então reitor,também na ocasião José Fernandes de Lima, junto com o Professor Marcos André de Barros, do Departamento de Filosofia, e alguns alunos que compunha o CAFIL, ficou acordado que: 1º Depois que ficar aprovada a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio, pois até aquele ano era facultativa, a UFS se comprometerá em levar os seus conteúdos ao Vestibular da UFS, forçando assim, que o Estado abra concurso para estes profissionais para ensinarem no ensino médio. Bom sabemos que a obrigatoriedade ocorreu no ano de 2006 para as duas disciplinas, sociologia e Filosofia, e por coincidência o reitor da época hoje é Secretário de Estado da Educação, imagino que agora é só fazer cumprir o acordo selado na época. Acho que devesse procurar este documento no Departamento de Filosofia, e inclusive o aluno Salomão hoje é Professor Substituto desde mesmo departamento, podendo assim ajudar nesta jornada, e cobrar do Secretário que se abra concurso. Espero ter Ajudado

    ResponderExcluir